Estética
O que esperar do envelhecimento na face?
- 06/12/2012 00:00:00
- 4368 dias
Com o passar dos anos, os sinais do envelhecimento são revelados no rosto. Aqui faço um alerta do que pode acontecer na sua face e o que pode ser feito em cada caso. Lembrando que estamos na estação mais fria do ano, ideal para tratamentos de rejuvenescimento da pele.
Área dos Olhos:
As rugas de expressão podem começar em algumas pessoas muito cedo e devem ser tratadas antes que se tornem estáticas (ou seja, mesmo sem sorrir elas estão presentes).
O tratamento com a toxina botulínica evita a formação das rugas ao sorrir e também previne a formação dos vincos definitivos, que neste caso devem tratados com lasers.
Cílios:
Os fios vão reduzindo com o passar dos anos, deixando os olhos menos expressivos. O tratamento à base de bimatoprosta fortalece as raízes e os cílios voltam a crescer.
Bochechas:
Com o envelhecimento ou com a atividade aeróbica excessiva, a gordura das bochechas tende a atrofiar, reduzindo seu volume e a face ganha uma aparência triste e cansada. Preenchimentos à base de ácido hialurônico ou hidroxiapatita podem retomar esses volumes de forma natural.
Sulcos:
Os sulcos entre o nariz e a boca se acentuam com o envelhecimento e formam os chamados “parênteses”, que dão uma conotação austera à face. O famoso “bigode chinês”, um sulco que vai do canto da boca até a lateral do queixo, também é formado com a idade, por conta da perda do tônus cutâneo da lateral da face.
Eles podem ser suavizados com as aplicações de ácido hialurônico ou hidroxiapatita.
Lábios:
Com o passar dos anos, os lábios vão perdendo o volume e a beleza do sorriso. A retomada de seu volume original ou de sua modelagem podem valorizá-los novamente, podendo ser realizada com preenchimentos à base de ácido hialurônico.
Flacidez do pescoço e queixo:
No pescoço, a flacidez e o aumento de volume da gordura localizada formam as “papadas” e o “queixo duplo” e surge ainda linhas horizontais e manchas na pele.
As linhas podem ser tratadas com a toxina botulínica e as manchas com os lasers. A gordura localizada é removida por meio de uma micro-lipoaspiração no local.
Manchas:
Alterações de textura e de pigmentação da pele são comuns com passar dos anos, dentre elas: manchas solares, sardas, poros dilatados e cicatrizes. A ação eficiente dos lasers removem os pigmentos e renovam a pele, além deles estimularem o colágeno.
Dr. João Carlos Pereira
São José do Rio Preto, SP – CRM: 40737
- Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
- Membro da International Society Cosmetic Dermatology
- Fundador e membro da Sociedade Brasileira de Laser
- Membro da American Academy of Cosmetic Dermatology & Aesthetic Lasers.
- Professor Egresso da Faculdade de Medicina de Catanduva/SP