Estética
A toxina botulínica reina absoluta nos consultórios dermatológicos
De acordo com o Dr. João Carlos Pereira, da Clínica Derm de S.J. Rio Preto, no decorrer dessa década, foram desenvolvidos novos pontos e áreas de aplicação da toxina para as mais diferentes indicações no combate às rugas da face e do pescoço. Atualmente, a grande novidade é a técnica denominada Microbotox®, que além de apagar rugas de expressão convencionais, trata também os músculos lisos (que anteriormente não eram tratados com a toxina botulínica). Eles são conhecidos por controlar o tamanho dos poros da pele e a sua produção de óleo e de suor. Este procedimento veio para complementar as aplicações tradicionais de Botox®.
O estudo científico do Microbotox® foi desenvolvido pelo Dr. Woffles Wu, cirurgião plástico de Cingapura, o tratamento consiste em injetar microdoses de toxina botulínica na pele para bloquear as atividades dos músculos lisos, levando à diminuição dos poros, além de produzir um efeito “lift” na face e pescoço. Segundo o Dr. João Carlos, pioneiro da técnica no Brasil, o resultado é o apagamento de rugas finas, melhora da textura da pele e redução da oleosidade da pele. O procedimento age também como um importante coadjuvante no tratamento da acne inflamatória.
Como o Microbotox® é feito?
Injeções de Microdoses de toxina botulínica são distribuídas por todo rosto (principalmente na testa, área dos olhos, laterais da face e pescoço). O procedimento é quase indolor devido ao pequeno calibre da agulha utilizada. Cremes anestésicos podem ser aplicados na região do tratamento para dar ainda mais conforto.
Quando é o momento ideal para começar o tratamento com o Microbotox®?
Não há idade específica em que se possa começar o Microbotox®, no entanto, ele deve ser feito, preferencialmente, após o tratamento com a toxina botulínica convencional (para apagamento de rugas dinâmicas da testa/pés de galinha etc) e naquelas pessoas que apresentam rugas ou linhas faciais precocemente, excesso de oleosidade na face e no couro cabeludo.
Quanto tempo dura os efeitos do Microbotox®?
Cerca de 4 meses.
Efeitos colaterais?
Quando aplicado corretamente, praticamente não existe e, quando ocorrem, são transitórios, desaparecem em poucas semanas. São eles: equimose (roxo) no local de algum ponto da aplicação e queda da sobrancelha (bem raro de acontecer).