Pelo Mundo

A Revolução dos Secadores e Chapinhas para cabelo

O uso de secadores e de chapas para cabelos há muito vem se tornando mais um hábito nos cuidados com a beleza da mulher. Raras são as casas que não apresentam secador de cabelos e cada vez menos aquelas em que não se encontra ao menos uma chapinha. Não é só questão de modismo, estes equipamentos podem ajudar as mulheres a encontrar ótimos resultados nos cuidados com suas madeixas. E estes produtos, ao que parece, podem ficar melhores a cada ano em função das inovações tecnológicas que aparecem à medida que os cientistas buscam soluções para problemas como: cabelos com dificuldades de pentear, extremamente crespos, sem brilho, sem maciez, desidratados etc. O resultado é que uma verdadeira revolução tomou conta dos secadores e chapinhas para a alegria de quem quer cabelos mais saudáveis e bonitos. Os tradicionais secadores, utilizados com o propósito de secar os cabelos e ajudar no penteado, ganharam acessórios que melhoram sua performance e também o resultado final para quem os utiliza. Entre as novas tecnologias incorporadas aos secadores a emissão de íons negativos por cerâmica e turmalina, que diminui a eletricidade estática dos fios, permitindo mais maciez e brilho aos cabelos é uma das mais interessantes. Mulheres cujos cabelos são difíceis de pentear ou que ficam armados num dia de maior umidade relativa do ar são as que mais se beneficiam com estes tipos de produtos. Ainda sobre a cerâmica, quando aquecida, emite raios infravermelhos que ajudam na secagem mais rápida e natural dos cabelos. O resultado são cabelos com melhor hidratação, consequentemente maior elasticidade e brilho. Outro conceito interessante é o de secadores que permitem uma atividade redutora dos microorganismos do ar à medida que este passa pelo secador. O jato formado, livre destes elementos fica mais puro, diminuindo inclusive o risco de determinados tipos de infecções de couro cabeludo. De aparecimento mais recente a utilização de luz associada ao secador, tecnologia de LED (Light Emiting Diode), uma luz utilizada em diversas áreas da ciência, inclusive na própria dermatologia, veio para ajudar nos cuidados capilares com sua ação bactericida, hidratante e revitalizadora para os fios. Assim como os secadores, as chapas (chapinhas), estão presentes no dia-a-dia das mulheres. E para tornarem-se melhores e mais seguras, as empresas promovem lançamentos de tecnologias que muito ajudam ao consumidor na escolha do produto mais adequado ao seu tipo de cabelo. Também adaptada para uso nas chapas a emissão de íons negativos e de infravermelhos deixam os cabelos com menor eletricidade estática, mais saudáveis, macios, brilhantes e hidratados. O teflon, revestimento muito utilizado em panelas, também pode ser encontrado nas chapas com propostas interessantes como: diminuir a agressão aos fios e facilitar a secagem dos cabelos sem a necessidade de ar (do secador). Apesar de serem todos conceitos que deixam os cuidados com os cabelos mais fáceis e os resultados mais bonitos, estes produtos pedem atenção especial no seu uso. Para isto, a dica é sempre que o usuário siga as orientações dos fabricantes e, se possível, peça a seu cabeleireiro orientações sobre como obter o melhor da cada equipamento. O melhor de tudo é que no final os resultados prometem ser ótimos.