Pelo Mundo

Como funciona a calvície

O que provoca a calvície? Logo abaixo do couro cabeludo existem folículos - cerca de 100 mil por pessoa. Um fio de cabelo nasce em cada um desses folículos em um ciclo de três fases distintas. •Anágena - fase de crescimento •Catágena - fase intermediária •Telógena - fase de queda Cada fio de cabelo cresce cerca de 1,25 cm por mês durante dois a seis anos, e então cai. Se você está vendo vários fios de cabelo na sua escova ou no piso do banheiro de manhã, não pense que está ficando calvo. É normal que as pessoas percam de 50 a 100 fios de cabelo todo dia como parte do ciclo telógeno normal. Entretanto, se caem mais fios do que nascem, se o novo cabelo é mais fino do que o cabelo que caiu ou se o cabelo cai em tufos, provavelmente você está ficando careca. Uma das principais causas da calvície é causada quando o hormônio masculino testosterona é convertido para uma forma chamada de dihidrotestosterona (DHT). O DHT age no folículo capilar reduzindo a produção de cabelo e produzindo fios mais finos e mais fracos. Eventualmente, a produção de cabelo nos folículos cessa. As mulheres também possuem uma pequena quantidade de testosterona, mas o estrógeno diminui seus efeitos até a menopausa, quando a produção de estrógeno é reduzida. É por essa razão que muitas mulheres enfrentam queda de cabelo após a menopausa. Sem testosterona, sem calvície Quando o físico grego Hipócrates notou que a castração prevenia a calvície em eunucos, ele estava observando os efeitos da testosterona sem saber. Nos anos 40, o anatomista James B. Hamilton da Universidade de Yale estudou os efeitos da testosterona na perda de cabelo em dois irmãos gêmeos. Um dos irmãos era calvo. O outro havia sido castrado em uma instituição mental. Quando Hamilton deu ao homem castrado doses de testosterona, seu cabelo caiu e nunca mais cresceu de novo.