Tratamento elimina o excesso de suor nas axilas

Quem não se incomoda com a camisa ou blusa marcada pelo suor das axilas? Todos! O pior é que essa transpiração ocorre nas situações mais indesejadas, como em uma reunião de negócios, em um jantar, numa festa, em um encontro amoroso, enfim, o constrangimento é inevitável, principalmente quando o local não tem refrigeração. Sabemos que a transpiração é um processo fisiológico normal e o seu objetivo é manter a temperatura do corpo, eliminando o excesso de calor corporal. “No entanto, a transpiração anormal, conhecida como hiperidrose, pode ter grande impacto sobre a qualidade de vida das pessoas, podendo inclusive causar distúrbios psicológicos e afastamento social”, explica o dermatologista João Carlos Pereira, da Clínica Derm de São José do Rio Preto. Cerca de 5% da população apresenta hiperidrose, caracterizada pelo suor excessivo nas axilas e que, além de molhar a roupa, ainda pode estar associada ao odor intenso. A ação dos desodorantes são insuficientes para conter ou inibir essa transpiração excessiva, ou mesmo controlar a atividade dessas glândulas numa situação de ansiedade ou de temperatura elevada. Vários tratamentos foram testados sem sucesso. Atualmente a toxina botulínica (Botox®) tem sido usada para o controle temporário da sudorese, com resultados eficientes, mas com duração limitada, que varia entre 4 a 8 meses, quando é necessário nova aplicação. Mas a boa notícia é que agora existe um novo tratamento realizado com o laser Neodimium YAG (Nd:YAG), a laserlipólise, que consegue resultados eficazes e permanentes. O Dr. João Carlos Pereira, pioneiro na realização do procedimento no Brasil, explica o tratamento: “antes de sua realização, é aplicada uma anestesia local, para depois ser realizado um pequeno furo na pele por onde será introduzida uma cânula metálica. O laser é emitido por sua extremidade, em movimentos de vai e vem, por todo o subcutâneo da axila. O aquecimento gerado pelo laser, que originalmente é para destruir as células de gordura, consegue também destruir as glândulas sudoríparas (suor). Trata-se de uma ótima solução em longo prazo para pacientes que sofrem com a sudorese excessiva. A recuperação é rápida e o retorno às atividades do dia a dia é imediato. Algum desconforto pós-tratamento pode ser eliminado com o uso de analgésicos orais. Pode ocorrer algum inchaço no local por alguns dias. O resultado é notado já na primeira semana. Caso uma sessão não seja suficiente, poderá ser realizada novamente, após 30 a sessenta dias, outra sessão.