Shampoos, onde e quando usar

Você sabia que a palavra shampoo vem da Índia? Shampoo significa ordenhar ou deslizar as mãos da raiz até as pontas dos cabelos. Este é o melhor método de lavarmos os cabelos, nunca esfregando. O que é o shampoo? Todo shampoo é "um blend" (uma mistura) de água e ingredientes que possuem detergência. Durante a sua fabricação são acrescentadas várias substâncias, tais como: extratos vegetais, proteínas, lipídios, ácidos, antifúngicos, anti-sépticos e condicionadores. O shampoo pode variar de pH, concentração, textura, coloração, aroma etc... Qual é a função do shampoo? A função do shampoo é retirar o excesso de oleosidade e resíduos dos cabelos. Qual é a diferença entre o shampoo para cabelos oleosos ou secos? O shampoo para cabelos oleosos pode ter a mesma concentração de detergente do que o shampoo para cabelo seco. A principal diferença é a quantidade de agentes hidratantes e umectantes. A percentagem de detergente no shampoo pode variar de 1 a 25%. Dicas rápidas para os cabelos: 1.Quando lavar os seus cabelos não esfregue. Quando esfregamos o cabelo, danificamos a cutícula. Ao lavar os cabelos o ideal é aplicar o shampoo da raiz para as pontas. 2.Se você tem cabelos secos, evite lavá-los diariamente. O excesso de shampoo pode danificar os cabelos.