Falha genética pode causar perda de cabelo

Um estudo publicado na revista Science demonstrou que a falha no gene LIPH pode causar perda de cabelo. Foram estudadas 50 famílias na Rússia com problema genético de queda e crescimento lento de cabelo. Estas pessoas fazem parte de um grande estudo genético abrangendo 350.000 russos. A pesquisa foi realizada pelo geneticista Doutor Evgeny Rogaev da Universidade de Massachusetts e seus colaboradores. As pessoas com a perda e crescimento lento dos cabelos têm uma falha no gene LIPH no cromossomo 3q27. O gene LIPH é expresso nos folículos pilosos que codifica a uma fosfolipase chamada lipase H. Tal enzima regula a produção de lipídios bioativos. Os resultados sugerem que a lípase H participe do crescimento e desenvolvimento dos cabelos. Este importante estudo abre caminho para a descoberta de novos genes e futuros medicamentos. É bom lembrar que a queda de cabelo tem tem inúmeras causas. Caso você apresente perda de cabelo ou calvície, o dermatologista deverá ser consultado.